terça-feira, 28 de abril de 2009

Mitos Brasileiros




Vaqueiro Misterioso

“...era um vaqueiro ambulante, misteriosamente aparecendo por fazendas em ocasiões de difíceis vaquejadas em que pintava proezas admiráveis. Nos sertões do norte mineiro dele se fala ainda com essa crença supersticiosa cheia de infância e desalinho, marcando datas, lugares, perigos inimagináveis, quase impossíveis, salvando gerações, vivendo de todos e por toda a parte, sempre o mesmo, inextinguível. Franzino, mulato de mediana estatura, pouco idoso, falando pouco e muito descansado, sempre vestido de perneira e gibão, cavalgando eternamente uma égua muito feia e magra ocultando a larga fronte, olhar expressivo e barba espessa e comprida sob um grande e desabado chapéu de couro — tal a figura simpática do Borges. Quase nunca era procurado porque, boêmio dos campos, sua residência certa ignorava-se.”Ele aparece de repente nas fazendas ou em regiões pastoris. Não se sabe ao certo de onde veio ou onde nasceu . Tem vários nomes e, algumas vezes, nome nenhum. Sua montaria é um cavalo velho ou uma égua de aparência cansada, imprestáveis. Está sempre vestido humildemente, com um gibão de couro surrado e chapéu de vaqueiro, encobrindo o seu olhar misterioso. Aparece nas ocasiões onde há vaquejadas ou apanha de gado novo, ferra ou batida para campear. Devido à sua aparência, torna-se alvo de zombaria dos demais vaqueiros e campeadores. Contudo, vence a todos os outros. É o mais ágil, mais destro, mais afoito deles. O sabedor de segredos infalíveis, o melhor, o herói. É aclamado pela multidão, desejado pelas mulheres, o convidado de honra do fazendeiro. Ele, porém, recusa todas as honrarias e desaparece da mesma forma que surgiu. Ninguém sabe como e nem para onde foi.É mito de origem lusitana, com variações locais, que ocorre em todas as regiões de pastorício no Brasil: Nordeste, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Bahia. Para Luís da Câmara Cascudo, "moralmente, é um símbolo da velha profissão heróica, sem registros e sem prêmios, contando-se as vitórias anônimas superiores às derrotas assistidas pelas serras, grotões e várzeas, testemunhas que nunca prestarão depoimento para esclarecer o fim terrível daqueles que vivem correndo atrás da morte."


Cabeça de Cuia

Durante as cheias, sempre à noite e mais freqüentemente às sextas-feiras, costuma aparecer nas águas dos rios Poti e Parnaíba, um monstro. Trata-se de um sujeito alto, magro, com longos cabelos caídos pela testa e cheios de lodo, a que chamam cabeça de cuia.Dizem que, há muitos anos, em uma pequena aldeia do vilarejo denominado Poti Velho vivia uma pequena família, cujo arrimo era um jovem pescador, a que alguns dão o nome de Crispim. Certo dia, o rapaz retornou da pesca muito aborrecido. À hora da refeição, composta de carne de vaca, pegou um enorme pedaço de osso e, a fim de tirar o tutano, bateu com ele na cabeça da velha mãe. A pobre senhora, indignada e enfurecida, rogou-lhe uma praga, amaldiçoando-o. O filho, com o coração tomado de remorso, pôs-se a correr como um louco e atirou-se às águas do rio Poti, desaparecendo.Desde esse dia, o cabeça de cuia nada errante pelas águas dos dois rios, surgindo ora aqui, ora ali, na época das enchentes e nas noites de sexta-feira. Aparece de repente e agarra banhistas desavisados, principalmente crianças, arrastando-os para o fundo das águas. De sete em sete anos, devora uma moça chamada Maria. Após apoderar-se de sete Marias, seu encanto estará quebrado e ele retornará ao seu estado natural. Contam que sua mãe permanecerá viva até que o filho esteja livre de sua sina.É o principal mito do estado do Piauí. A Prefeitura de Teresina instituiu, em 2003, o Dia do Cabeça de Cuia, a ser comemorado na última sexta-feira do mês de abril.


Lobisomem

Homem que se transforma em lobo ou outro animal, segundo a crendice popular, e que vagueia de noite para cumprir o seu fado. Homem aparentemente comum, vive e trabalha como os demais da comunidade. Nas noites de lua cheia se transforma em um lobo ou em um homem peludo com cabeça de lobo e ataca quem cruza o seu caminho. Antes do dia clarear readquire a forma humana. "O lobisomem é o filho que nasceu depois de uma série de 7 filhas. Aos 13 anos, numa terça ou quinta-feira, sai de noite, e topando com um lugar onde um jumento se espojou, começa o fado. Daí por diante, todas as terças e sextas-feiras, de meia-noite às duas horas, o lobisomem tem de fazer a sua corrida ... Quem ferir o lobisomem, quebra-lhe o fado; mas que se não suje no sangue ou herdará a triste sorte... Para desencantá-lo basta o menor ferimento que cause sangue. Ou bala que se unte com cera de vela que ardeu em 3 missas de domingo ou na missa do galo, na meia-noite do Natal. " (Luís da Câmara Cascudo, Dicionário do folclore brasileiro)Heródoto, historiador grego, conta que na Grécia antiga havia um rei de nome Licaon, que tentou matar Zeus, o deus dos deuses e, como punição, este o transformou em um lobo. Em outras histórias, Licaon teria servido carne humana para Zeus e, por isso, foi transformado em lobo. Essas e outras lendas foram contadas e recontadas por vários povos e a crença no lobisomem foi sendo difundida em vários países. Na Itália, mais ou menos na época em que os portugueses vieram para o Brasil, acreditava-se que os lobisomens não faziam mal algum. Pelo contrário, protegiam as plantações dos ataques das bruxas, que levavam toda a colheita para o diabo. Os lobisomens saíam em busca da colheita para devolvê-la aos camponeses da cidade de Friul. Por isso, eram chamados de feiticeiros do bem. Alguns padres portugueses - que vieram para cá nas caravelas - diziam que as bruxas, os lobisomens, o diabo e outros seres fantásticos resolveram mudar-se para o Brasil porque aqui ainda não havia chegado a Igreja Católica. Aqui, segundo os portugueses, habitava um povo sem fé; sem rei e sem lei. E como os padres haviam conseguido expulsar da Europa esses seres, eles resolveram vir morar no Brasil. Claro que esse era apenas o argumento dos padres para mostrar o quanto a Igreja Católica era poderosa e, com isso, tentar convencer os índios a se converterem a esta religião... Nas grandes cidades, nem tanto, mas no interior do Brasil ainda se contam muitas histórias de lobisomen. Dizem que numa família de 7 filhos homens o caçula pode virar lobisomen se não for batizado pelo irmão mais velho. E tem mais: na hora em que vira lobisomen tem de correr 7 fontes, 7 cemitérios e 7 igrejas. Só depois dessa maratona é que ele volta à forma humana. Dizem, ainda, que os lobisomens atacam o gado, as galinhas e as pessoas, tudo em busca de sangue. Para matá-lo é preciso atirar uma bala de prata. (Georgina da Costa Martins, Globinho Pesquisa.


Negrinho do Pastoreio

Na tradição gaúcha, uma espécie de anjo bom, ao qual se recorre para achar objetos perdidos ou conseguir graças. É o negrinho escravo que o dono da estância pune injustamente, açoitando-o e depois amarrando-o sobre um formigueiro. Mas seu corpo aparece intacto no dia seguinte, como se não tivesse sofrido nenhuma picada , e sua alma passa a vaguear pelos pampas. (Fonte: Almanaque Abril 1995


Yara

A rainha das águas - Yara, a jovem Tupi, era a mais formosa mulher das tribos que habitavam ao longo do rio Amazonas. Por sua doçura, todos os animais e as plantas a amavam. Mantinha-se, entretanto, indiferente aos muitos admiradores da tribo. Numa tarde de verão, mesmo após o Sol se pôr, Yara permanecia no banho, quando foi surpreendida por um grupo de homens estranhos. Sem condições de fugir, a jovem foi agarrada e amordaçada. Acabou por desmaiar, sendo, mesmo assim, violentada e atirada ao rio. O espírito das águas transformou o corpo de Yara num ser duplo. Continuaria humana da cintura para cima, tornando-se peixe no restante. Yara passou a ser uma sereia, cujo canto atrai os homens de maneira irresistível. Ao verem a linda criatura, eles se aproximam dela, que os abraça e os arrasta às profundezas, de onde nunca mais voltarão.


Boitatá

É uma cobra-de-fogo (boia = cobra + atatá = fogo), que vaga pelos campos, protegendo-os contra aqueles que os incendeiam. Serpente transparente que incandescia como se estivesse queimando por dentro. O padre José de Anchieta, em 1560, é o primeiro a mencionar a boitatá como personagem do mito indígena brasileiro. Esse é o nome dado pelos índios ao fogo fátuo. É um fogo de cor azul-amarelado, que não queima o mato seco e nem tampouco esquenta a água dos rios, o fogo simplesmente rola, gira, corre, arrebentando-se e finalmente apagando-se. " ...Quem encontra a boitatá pode até ficar cego... Quando alguém topa com ela só tem dois meios de se livrar: ou ficar parado, muito quieto, de olhos fechados apertado e sem respirar, até ir-se ela embora, ou, se anda a cavalo, desenrodilhar o laço, fazer uma armada grande e atirar-lha por cima, e tocar a galope, trazendo o laço de arrasto, todo solto, até a ilhapa! " Lendas do Sul, J. Simões L. Neto - Lenda da Boitatá.







Enviado por:
Renie Prado, Fernando Santana, Marcos Baggio, Nicolas Malluf.

114 comentários:

  1. Ou fico filé em....................

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque o comentário foi removido?

      Excluir
    2. porque diserto era besteira srsrsr

      Excluir
    3. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Não tem um resumo menor não 😘💪

      Excluir
  3. esse nikolau é muito lindo!!

    ResponderExcluir
  4. fico loco o blog ! :D
    Parabens piazada


    Timãããão EOOOO!! AEUIEHIUOEHIUHEA !

    ResponderExcluir
  5. gabrielly portmann6 de maio de 2009 às 07:01

    muito legal
    o blog fala desde o folclore brasileiro ás lendas gregas
    Otimo trabalho, muito util.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. q nicolau? olha eu achei o blog legal, estou fazendo um trabalho pra aula de filosofia, q está falando sobre os tipos de mitos e achei muito util!!

    ResponderExcluir
  7. Felipe voce e um besta.

    ResponderExcluir
  8. Eu morro em teresina enunca vir esse cabeça de cuia e eu sempre vou a o rio poty dia de sexta.Isso e maluco meu primo disse que ja viu o cabeça de cuia mais eu nunca vir.

    ResponderExcluir
  9. O cabeça de cuia eu nunca vir,mais eu ja vir um vunto nas aguas do rio poty e do rio parnaiba,eu ja lie noticias em teresina que 3 garotos, um de 8 anos, outro de 9 e outro de 12 anos. mais eu acho que elesso se afogaram mesmo.Isso e muito louco.

    ResponderExcluir
  10. R10, HUMILHA....................

    ResponderExcluir
  11. ESTOU FAZENDO UMA TAREFA SOBRE MITOS EME AJUDOU MUITO.

    ResponderExcluir
  12. REALMENTE GOSTEI DO BLOG POIS FOI EXATAMENTE DELE QUE CONSEGUI FAZER O MEU TRABALHO. E MINHA PESQUISA FOI DE MITOS COPIEI NEGRINHO DO PASTOREIO E YARA A SEREIA.PARABÉNS QUE POSTOU...AAAAAAAAMMMMEEEIIII..........

    ResponderExcluir
  13. blog legal me ajudo muito. bom trabalho piazada =D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom o blog.Me ajudou muito!
      Ótimo trabalho!!

      Excluir
  14. eu estou procurando mitos e não lendas!!!

    ResponderExcluir
  15. Estoufazendo um trabalho sobre mitos...
    literatura sabe
    muito obrigado
    adoreii o blog
    mi ajudou muito

    ResponderExcluir
  16. Eu também estou procurando por mitos e não lendas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é a mesma merda ô bocó -.-'

      Excluir
    2. Mesma merda não :) mitos são explicações de origens de alguma coisa que os antigos contavam pq não sabiam o real motivo das coisas. Lendas são essas histórias criadas para assustar ou passar alguma mensagem. Estude :*

      Excluir
  17. eu também estou procurando por lendas e ñ mitos

    ResponderExcluir
  18. Acho,realmente esse blog um espetáculo!!O conteúdo muito bem explicado e apresentado...este foi de grande utilidade para mim!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  19. muito arrrepilanteeeeee

    ResponderExcluir
  20. esse site aki eh mto legal daki eu varios mitos interessantes

    ResponderExcluir
  21. lindo é minha alma ksksksksks

    ResponderExcluir
  22. eu gostei muito dessa pagina

    ResponderExcluir
  23. adorei pois esta ai o que eu procurava tem mitos que eu nem conhecia xauuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu
    VASCO de coração........
    ...........
    .............




















    ResponderExcluir
  24. tirei 10 no trabalho co esse site

    ResponderExcluir
  25. Sao mitos ou lendas?? Cada cite fala alguma coisa so mi responde se a do lobisomem e mito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O LASKEIRA!!!!!!!! acho que é lendas fui em outros sites e tava tudo diferente tanto q o segundo comentário foi removido por o admistrador daki por injustamente isso...GENTE PORRAAAA NEM TUDO AKI É MITO DA FILOSOFIAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!
      É ISSO OU Ñ ME CHAMO KIMBERLY....

      Excluir
  26. D+!! Me ajudou mt no trabalho de filosofia!!

    ResponderExcluir
  27. muito top essas lendas ajudam vc a conheser melhor o Brasil e seus mitos...

    ResponderExcluir
  28. n é mitos sao lendas seus burros!!!!!!

    ResponderExcluir
  29. iso não é mito é lenda e mito e lenda não é a mesma coisa foi a minha professora que disse eu eu entrei nesse site de lição de casa,odiei esse site não tem nada que eu procurava

    ResponderExcluir
  30. esse site me ajudou muito!tirei 10 na prova!obrigado

    ResponderExcluir
  31. procuro mitos ! e não lendas :S

    ResponderExcluir
  32. Muy Legal esses Mitos son hermosos perfect

    ResponderExcluir
  33. muito util este saite parabems

    ResponderExcluir
  34. adoroo descobrir coisas misteriosas..........

    ResponderExcluir
  35. que merda de site isso tudo e lenda

    ResponderExcluir
  36. Você me ajudou MUITO mesmo,eu estava procurando exatamente estes mitos,Obrigadinha :3

    ResponderExcluir
  37. Adorei a lenda do Lobisomem mas seria melhor mais imagens para trabalho.

    Grato(a):Anônimo

    ResponderExcluir
  38. Show de bola esse site . Ajudou bastante .
    Alguem ae queer me dar ? DUHAIUDHAS

    ResponderExcluir
  39. seus filhas da puta quepariu todos vocês

    ResponderExcluir
  40. ficou chuchu meu trabalho

    ResponderExcluir
  41. Olá, tenho um projeto de mitos e gostaria de manter contato com alguem do blog. http://www.batalhademitos.com.br/p/home.html

    ResponderExcluir
  42. que massa o site me ajudou mt no tema de filo!!!!!!!!!!valeu

    ResponderExcluir
  43. Ficou legal, valeu, precisava muito para uma pesquisa no meu colégio <<>>

    ResponderExcluir
  44. aaaaaaaa ficou otimo valeu por aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa valeu por me dar as resposta para a escola trabaalho

    ResponderExcluir
  45. Bem, ew gosteii desses mitos maiz deveriam ser resumidos em pouka koizah...☆

    ResponderExcluir
  46. Eu sou 6 ano no colegio imaculada conceiçao sobre amooo

    ResponderExcluir