terça-feira, 28 de abril de 2009

Curiosidades dos Mitos


Curiosidades: Verdades, mitos e tabus

Carne de porco
Usar limão na carne de porco diminui a gordura e melhora a digestão?
Mito: É um grande mito popular dizer que temperar com limão a carne de porco diminui sua gordura e auxilia a digestão.
Isso não ocorre. A quantidade de gordura continua sendo a mesma e o processo de digestão também.

Mel
Diabéticos podem substituir o açúcar pelo mel?
Mito: É um erro considerar que quem tem diabetes pode consumir mel à vontade. O mel tem as mesmas calorias do açúcar e também aumenta a glicemia.

Manga
Afinal? Pode-se misturar manga com leite?
Verdade: O manga é fonte de vitamina C, vitamina A e de sais minerais. A mistura com o leite numa “vitamina” só vem a enriquecer a receita. Além de manga pode-se misturar ao leite todas as frutas, sem exceção, as misturas não fazem mal.

Beterraba
Beterraba é bom para anemia ferropriva?
Mito: Apesar de a beterraba ter uma quantidade razoável de ferro (nutriente essencial para quem tem anemia), o ferro contido na beterraba só é absorvido pelo organismo, na presença da vitamina C (presente na laranja por exemplo), mas mesmo assim, quem está com anemia deve comer carne vermelha, que tem bastante ferro e de boa absorção.

Produtos diet x light
Qual produto emagrece mais: o diet ou o light?
Tabu: Tornou-se mito falar que os alimentos diet não engordam. Comparado a um alimento tradicional, muitas vezes o diet apresenta as mesmas calorias. Isto porque o diet é isento de algum NUTRIENTE como sódio, açúcar, colesterol entre outros). Por exemplo, o alimento pode não conter sódio e por isso ser indicado para indivíduos que não podem consumir esta substância. Agora os produtos light são reduzidos ou até isentos de CALORIAS o que então contribui para perda de peso junto de hábitos saudáveis.

• Pão integral
Pão integral faz emagrecer mais que o pão comum?
Mito:.Na verdade, o pão integral tem a mesma quantidade de calorias. A diferença é que o integral é rico em fibras, nutrientes e fornece mais saciedade, ajudando no controle da fome, além de muito mais saudável.

• Abacaxi
Comer abacaxi após a refeição ajuda a emagrecer?
Mito: O abacaxi auxilia o processo de digestão, pois contém nutrientes importantes neste processo, além disso talo do abacaxi é a parte mais rica em fibras e enzimas capazes de facilitar a quebra das proteínas contidas em carnes principalmente.

• Exercício físico
Quem pratica atividade física pode comer sem preocupação?
Mito: Não é verdade! Quem pratica atividade física deve ter uma dieta equilibrada, pois outros nutrientes também são importantes para manutenção da boa forma. É fundamental a oferta de todos os nutrientes em proporções adequadas, sem exageros descabidos.



"Mitos das Florestas"

BEM-TE-VI -Pelo som do seu canto, o Bem-te-vi é chamado de Triste-Vida, Tempo-Quer-Vier, Tique-Te-Vi e Te-Vi. No Rio Grande do Norte, ele é malvisto porque gritou muito quando Nossa Senhora procurava fugir para o Egito com São José e o Menino Jesus.

Mas o Bem-Te-Vi, que sabe de tudo, costuma também anunciar visitas. Pergunta-se"que tu vistes?" - se ele responder imediatamente, é visita de homem;se demorar, é mulher que vem.



"Deuses Gregos"

Divindades Primordiais:

Geia - Mãe de todos os seres, personificação da terra. Surgiu do Caos e gerou Urano,os Montes, o Mar, os Titãs, os Centímanos (Hecatonquiros), os Gigantes, as Erínies, etc. O mito de Géia provávelmente começou como uma veneração neolítica da terra-mãe antesda invasão Indo-Européia que posteriormente se tornou a civilização Helenística.

Ciclopes - Arges, Brontes e Estéropes. Pertenciam a raça dos gigantes. Forjavam os raios e os trovões para Zeus. Teriam sido mortos por Apolo para vingar amorte de Asclépio. Segundo Homero, porém, teria sido um povo de gigantes rudes, fortes,indiferentes às divindades, dedicados ao pastoreio.



Enviado por:

Lorraine Araujo, Guilherme Savio, Dhulia Rosa, Tais Alves.

2 comentários: